Descrição
L-GLUTAMINA
A Glutamina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) para as células imunológicas, a glutamina apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese proteica.
Em estudo realizado por BERGSTRÖM e colaboradores, utilizando um exercício de intensidade a 70% do VO2 máx, foi observado um aumento do conteúdo muscular de glutamina nos primeiros dez minutos (de 18,9 para 23,6 mmol/L), seguido de diminuição com o decorrer do exercício. Em outro estudo, RENNIE et al observaram uma diminuição de 34% da concentração de glutamina muscular em humanos logo após uma sessão de exercício com duração de duzentos e vinte e cinco minutos, a 50% do VO2 máx (de 21,6 para 14,3 mmol/L). Esses dois estudos sugerem que ocorre aumento na síntese de glutamina, porém sua liberação supera esta síntese e, no decorrer do exercício, a concentração intracelular tende a diminuir. O aumento da síntese e da liberação de glutamina pelos músculos ocorre como um recurso para prevenir o acúmulo de amônia e intoxicação dos miócitos, durante o exercício.
Diversas alternativas de suplementação com glutamina aplicada antes, durante e após o exercício têm sido estudadas, visando a reversão da diminuição da concentração plasmática e tecidual deste aminoácido, que ocorre após o exercício intenso e prolongado (3,5). De acordo com CASTELL et al (4) , a ingestão oral de L-glutamina dissolvida em água na dose de 0,1g/kg de massa corporal, ou uma dose única de 5g, aumentou em 100% a concentração de glutamina no plasma 30 minutos após a ingestão, sendo que a glutaminemia retornou aos valores basais duas horas após a suplementação.
📢 Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!
COMPOSIÇÃO
L-Glutamina pó
MODO DE USO
Diluir 5g de Glutamina em 200ml de água e ingerir antes de dormir, ou conforme prescrição do profissional da saúde habilitado.
ADVERTÊNCIAS
- Uso Oral.
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Guarde seu medicamento em local ventilado, protegido do sol, calor e umidade. O consumo deve ser feito dentro do prazo de validade indicado na embalagem.
- Não reutilize o frasco para outros medicamentos.
- Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
- Este medicamento não pode ser utilizado por mulheres grávidas ou em período de amamentação sem orientação médica.
- Use conforme descrito na posologia do produto. Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado.
- As indicações dos produtos manipulados são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e literaturas dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.
- As indicações postas não se tratam de propaganda e sim de descrição do produto.
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- O resultado do tratamento depende do uso correto do medicamento. Siga corretamente as instruções descritas na posologia para garantir a eficácia do tratamento. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Pharmabess.
- Não contém glúten. Não contém lactose.
REFERÊNCIAS
- BERGSTRÖM J, FURST P, NOREE LO, VINNARS E. Intracellular free amino acid concentration in human muscle tissue. J Appl Physiol.1997; 36:693-697.
- RENNIE MJ. et al. Branched-chain amino acids as fuels and anabolic signals in human muscle. J Nutr. 2006; 136:264S-268S.
- GARCIA JRJ, CURI R. Glutamina e exercício. In: CURI R. Glutamina ? Metabolismo e Aplicações Clínicas e no Esporte. São Paulo: Sprint, 2000. p. 243-252.
- CASTELL LM., POORTMANS JR, NEWSHOLME EA. Does glutamine have a role in reducing infections in athletes? Eur J Physiol. 1996; 73:738-742.
- ROGERO MM L, TIRAPEGUI J. Atividade física, sistema imune e nutrição. In: TIRAPEGUI J. Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo:Atheneu, 2005, p. 199-212. Literatura do fornecedor Pharmanostra.
📢 Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!
Avaliações
Não há avaliações ainda.